sexta-feira, 1 de novembro de 2013

3º Festival de Cinema Judaico

“Hava Naguila”

De 9 a 11 de novembro Curitiba terá seu 3º Festival de Cinema Judaico, no Cineplex Batel. A iniciativa é da B’nai B’rith de Curitiba e da Comunidade Israelita do Paraná, com apoio do Shopping Novo Batel. O objetivo é difundir a reflexão sobre os filmes que suscitem valores judaicos.

O filme de abertura, “Preenchendo o vazio”,será exibido às 20h de 9/11 às 20h, com pré-estreia em Curitiba durante o festival. Tem a direção de Rama Burshtein e foi premiado no Festival de Veneza em 2012.


No dia 10/11, a mostra apresentará às 16 h o documentário curitibano “Estamos aqui” (Danken Got), produzido e dirigido por Cintia Chamecki e com a codireção de Andrea Lerner. Na sequência, às 18 h o filme “Hava Naguila” e às 20h, “O apartamento”. No dia 11, às 17h exibição de “Mahler no divã” e às 20h “Lili Marlee”.

Preenchendo o vazio”
Preenchendo o vazio
O filme israelense "Preenchendo o vazio", de Rama Burshtein, vencedor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2012 e ganhador de prêmio em Veneza abre o 3º Festival de Cinema Judaico em Curitiba, dia 9/11. No longa-metragem, a jovem Shira, uma judia de 18 anos e integrante de uma comunidade hassídica ortodoxa, vê seu casamento dos sonhos adiado por conta da morte súbita da irmã durante um trabalho de parto. Mas a família tenta arranjar Shira com Yochay, marido da falecida irmã Esther, quando ele ameaça se casar com outra pessoa na Bélgica para preservar o neto por perto


Hava Naguila
Hava Naguila o filme, é um documentário de pesquisa sobre a mais famosa música judaica conhecida internacionalmente e que empresta o seu nome ao título da película, que é um desfile de apresentações da canção pelo mundo todo. Cartaz do filme com interpretações fantásticas e outras nem tanto Abrindo o Festival de Cinema Judaico em 2012 em San Francisco, EUA, Hava Naguila o filme chamou a atenção pelo inusitado documentário sobre a música.

Mahler no Divã
Em Mahler no Divã, Felix e Percy Adlon (Baghdad Café) criaram um filme intrigante que mistura a comédia, o romance e a introspeção. Esta recriação fictícia da verdadeira sessão de terapia que o compositor Gustav Mahler teve com o Sigmund Freud (Karl Markovics), lida com os mais recônditos aspetos da vida emocional de Mahler e, particularmente, a relação extra conjugal da sua mulher, Alma Mahler (Barbara Romaner) musa que inspirou não só o próprio Mahler, mas também o artista Gustav Klimt e o romancista Franz Verfel.

O melhor de Mahler no Divã é sua trilha sonora espetacular das sinfonias de Mahler sob a batuta de Esa-Pekka Salonen e a Orquestra Sinfónica da Rádio da Suécia. O filme consegue transmitir a melancolia e a intensidade da vida cultural da Viena dos finais do século XIX 

Estamos Aqui

O documentário curitibano “Estamos aqui” (Danken Got), produzido e dirigido por Cintia Chamecki e com a codireção de Andrea Lerner exibe entrevistas sobre a história formação da comunidade judaica de Curitiba.

Nenhum comentário: