terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Senda promove curso sobre a espada reta - Jian

A Senda - Escola de Arte Marcial Chines promove, a partir do próximo dia 14, o Curso: Espada Reta Chinesa - Fundamentos Teóricos e Aplicações Marciais. O curso é dirigido para os praticantes de Kung-Fu e Tai-Chi-Chuan, pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre a cultura chinesa e professores de Educação Física. As aulas serão ministradas por Jorge Jefremovas, professor de Educação Física, professor de Kung-Fu Tradicional, Chi Kung e Tai-Chi-Chuan; proprietário da Senda – Escola de Kung-Fu, que há vinte anos difunde a arte marcial chinesa em Curitiba e Rodrigo Wolff Apolloni, doutor em Sociologia (UFPR) e professor de Kung-Fu Tradicional, Chi Kung e Tai-Chi-Chuan na Senda; tradutor do livro “O Mosteiro de Shaolin – História, Religião e as Artes Marciais Chinesas”, de Meir Shahar (professor das universidades de Harvard e Tel-Aviv) – Perspectiva, 2011. 

A espada reta -  Jian – é uma das armas clássicas da Arte Marcial Chinesa. Seu uso, que remonta aos primórdios da civilização chinesa, está presente na maioria das escolas internas e externas de Kung-Fu. Neste curso, o objetivo é apresentar aos alunos elementos históricos e constitutivos associados à espada reta (origem, tipos, terminologia associada às partes da arma, elementos artísticos e filosóficos) e capacitá-los a manejar a arma a partir de algumas técnicas fundamentais comuns à maioria das rotinas.

Promoção: Senda – Escola de Arte Marcial Chinesa
Data: Dias 14, 16, 21 e 23 de fevereiro (terças e quintas-feiras) de 2012.
Hora: das 19h às 20h30

Necessidade de conhecimento prévio? Não.
É preciso possuir ou comprar a espada? Não (as espadas serão fornecidas pela Senda aos participantes para as atividades).

Conteúdo programático:
Teórico:
- Origem Histórica da espada reta chinesa;
- Tipos mais comuns de espadas retas chinesas;
- Engenharia da arma: elementos constituintes da espada reta chinesa.

Prático:
- Empunhaduras e posturas básicas;
- Regiões de aplicação das técnicas;
- Técnicas fundamentais: prática solo;
- Técnicas fundamentais: prática em dupla.

Vagas: mínimo, 05; máximo, 08.
Condição essencial para a realização do curso: fechamento da turma com o número mínimo de participantes.

Investimento: R$ 200,00
Pré-inscrições e outras informações: Professor Rodrigo Wolff Apolloni, rwapolloni@gmail.com

Nenhum comentário: