sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Delícias da Ariana - Risoto de morango e gorgonzola

Para aproveitar a época de morangos, a Chef Ariana Lenti nos enviou uma receita inusitada. A combinação pode até parecer estranha no primeiro momento, mas pode confiar, o resultado é surpreendente.

Risoto de Morango e gorgonzola
(para 2 pessoas)

Você vai precisar de:
1 Litro de caldo de legumes, de preferencia caseiro.
¼ xícara chá de vinho branco
1 alho porró picadinho – somente a parte branca
1 1/2  xícara de chá de arroz arbóreo
½ xícara de chá de um bom parmesão
100 g de gorgonzola
Sal
10 morangos maduros, lindos e perfumados – tente achar orgânicos, são bem mais saborosos.
4 colheres de sopa de manteiga

Preparo:
Lave os morangos com cuidado para não machucá-los. Corte-os em 4, reserve 2 inteiros para decorar o prato. Coloque o caldo pra ferver, e quando isso acontecer, abaixe o fogo. Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte o alho porró picadinho e refogue, mexendo bem, até que fique transparente.

Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, acrescente um aproximadamente 1/3 do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione mais 1/3 do caldo e repita a operação, sempre em fogo alto. Assim que o caldo evaporar, acrescente os morangos picados e coloque aos poucos o caldo restante.

Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Feito isso, desligue o fogo, junte as 2 colheres (sopa) de manteiga e o gorgonzola.Verifique o sal nesse momento, se colocar antes corre o risco de salgar o risoto por conta do queijo. Acrescente o parmesão ralado e está pronto para servir. Decore cada prato com um morango cortado ao meio, ou em fatias finas, ou como achar mais bonito! Capriche, pois o primeiro contato com o alimento é pelos olhos.

Um comentário:

Tininha disse...

Vou comprar os ingredientes e depois eu conto!